Oclusão e disfunção temporo-mandibular

1. O que é o sistema mastigatório?
O sistema mastigatório é a unidade funcional do corpo primordialmente responsável pela mastigação, fala e deglutição (engolir) .
É um sistema extremamente complexo que está inter-relacionado com ossos, músculos, ligamentos, dentes e nervos, sendo o controlo neurológico que regula e coordena todos esses componentes estruturais.

2. O que é a Oclusão? O que é a área da Oclusão?
A palavra oclusão vem do latim occludere que significa fechamento. Esta área estuda as doenças associadas à articulação temporo-mandibular, assim como as doenças relacionadas com os músculos e ligamentos que sustentam esta articulação. Frequentemente as desordens temporomandibulares (DTM´s) estão relacionadas com a condição oral, o número de dentes e a sua posição na cavidade oral. Estão também, muitas vezes, relacionadas com a necessidade de execução de Ortodontia.

3. Qual a etiologia (origem) das desordens temporomandibulares?
A causa é complexa e multifatorial  Existem inúmeras etiologias que contribuem para as DTM’s e os fatores que aumentam o seu risco são chamados fatores predisponentes. Fatores que dão origem ao início das DTM’s são chamados fatores desencadeantes, e os fatores que interferem na cura ou aumentam a sua progressão são chamados de fatores perpetuantes.

4. As DTM’s podem ser tratadas na área de Medicina Dentária?
Sim, desde que acompanhadas adequadamente por um médico dentista.

5. Quais os sinais/sintomas das DTM’s?
Um sinal é definido como um achado clínico objetivo, descoberto durante o exame clínico, enquanto que um sintoma é uma descrição ou queixa descrita pelo paciente. Os pacientes estão bem conscientes dos seus sintomas, no entanto, podem não ser conhecedores dos seus sinais clínicos.
São muito variados e muitas vezes confundidos com outras patologias. É frequente as DTM´s estarem associadas a dores de cabeça (cefaleias), desgastes dentários, fadiga muscular da cabeça e pescoço (mialgias), dor durante a mastigação ou fonética, dificuldades em obter qualidade no sono nocturno, limitação na abertura máxima da boca (máxima amplitude bucal).

6. O que é uma goteira oclusal e para que serve?
É um aparelho removível, geralmente feito em acrílico duro.
Este tipo de aparelhos apresentam várias utilidades como fornecer temporariamente uma condição oclusal, que permita que a articulação adopte a posição articular mais estável ortopedicamente. São também usadas para proteger os dentes e as estruturas de suporte de forças anormais que possam criar alguns problemas como colapso e/ou desgaste dentário.

7. O que é o bruxismo?
A palavra bruxismo vem do grego brychein cujo significado é ranger os dentes. Este tipo de patologia tem sido mencionada com alguma recorrência na actualidade podendo causar dor e desconforto, não apenas nos músculos da mastigação, como também, em áreas mais distantes como cabeça, pescoço, costas e ombros, provocando, em alguns casos, limitações do movimento mandibular e disfunções temporomandibulares.
O bruxismo é definido como um comportamento mandibular parafuncional representado pelo hábito de apertar, cerrar ou ranger os dentes durante os movimentos não-funcionais do sistema mastigatório.