Exames complementares de diagnóstico

1. O que são exames complementares de diagnóstico na medicina dentária?
São imagens do interior da cavidade oral(boca)obtidas através de pequenas doses de radiação que permitem auxiliar o diagnóstico e o tratamento dentário.

2. Que tipo de exames complementares de diagnóstico posso realizar na Clínica Patrão?
Além das radiografias intraorais, ortopantomografia ou Rx panorâmico, teleradiografia de perfil e TAC3D.

3. O que é uma teleradiografia de perfil?
E uma TAC 3D? A teleradiografia é indicada para estudo do crescimento e desenvolvimento dos ossos do crânio e face; a sua maior aplicação é na Ortodontia e Cirurgia Ortognática, mas também pode ser útil na Implantologia. A TAC 3D permite obter uma imagem tridimensional da cavidade oral, permitindo maior segurança na realização de procedimentos cirúrgicos mais complexos.

4. O que é uma ortopantomografia?
É uma radiografia panorâmica que permite ver, numa única imagem, toda a cavidade oral. É feita com recurso a uma máquina específica, o ortopantomógrafo. Para que seja realizada, todos os objetos metálicos na zona da cabeça e pescoço devem ser retirados (brincos, ganchos, piercings, próteses removíveis, ...).

5. Qual a importância de fazer uma ortopantomografia?
A ortopantomografia permite visualizar as estruturas ósseas e dentárias da cavidade oral, sendo essencial no planeamento de procedimentos cirúrgicos, tratamentos ortodônticos, detecção precoce de lesões, visualização de dentes não erupcionados e do seu trajecto eruptivo, detecção de fracturas, visualização da morfologia da articulação temporo-mandibular (ATM).

6. Com que frequência devo realizar a ortopantomografia?
Rotineiramente, aconselhamos a actualização do Rx panorâmico a cada 2 anos ou sempre que a situação clínica se altere significativamente (por exemplo após grandes reabilitações ou no final do tratamento ortodôntico).

7. A ortopantomagrafia substitui os Rx intraorais?
Não, o objetivo destas radiografias é totalmente diferente. Enquanto a ortopantomografia permite ter uma visão panorâmica da cavidade oral e estruturas anexas, as radiografias intraorais são indispensáveis para a detecção de cáries e como complemento dos tratamentos. Devem ser executadas como diagnóstico precoce de cáries e problemas periodontais nas consultas de higiene oral ou medicina dentária preventiva; assim como, após os tratamentos conservadores, por exemplo, tratamento de cáries, endodontias (desvitalizações); durante reabilitações sobre dente ou sobre implante e até durante procedimentos cirúrgicos.

8. As radiografias podem ser prejudiciais?
Uma vez que usamos apenas sensores radiográficos digitais,a dose de radiação a que o paciente está exposto é muito pequena e não é prejudicial à saúde. Isto é válido tanto para adultos como para crianças.

9. As grávidas podem realizar radiografias?
Sim, se existir necessidade no decorrer do tratamento as grávidas podem realizar radiografias desde que devidamente protegidas por um avental de chumbo.