Ortodontia

1. O que é a Ortodontia?
A Ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correção da má posição dos dentes e dos maxilares.

2. Em que idade é necessário a avaliação de um Ortodontista?
Existem situações especiais independentemente da idade da criança e do tipo de dentição que devem ser avaliadas no sentido de prevenir problemas futuros na dentição definitiva.
Não existindo situações especiais, a primeira avaliação deve ser feita no início da
fase de dentição mista, por volta dos 6-7 anos.

3. Em que situações especiais devem ter uma avaliação precoce?
Existem situações em que apesar de existirem apenas dentes de leite, a criança deve ser observada antes dos 7 anos, de forma a prevenir problemas na dentição definitiva e problemas esqueléticos. São exemplo disto:

4. Quais são os benefícios do tratamento ortodôntico?

5. Quanto tempo demora o tratamento?
Em média 18 a 24 meses, podendo no entanto variar em função do tipo de deformação existente e da dificuldade do tratamento a efectuar. Após o tratamento, é necessário o uso de um aparelho de contenção.

6. Os aparelhos de ortodontia provocam dor?
As forças aplicadas no movimento dos dentes são suaves, no entanto podem provocar algum desconforto, principalmente nas primeiras horas após as consultas.

7. Como é que os dentes são movimentados?
Através de forças leves exercidas pelos aparelhos sobre os dentes, que promovem o movimento dos dentes por transformação do osso que os rodeia.

8. Os aparelhos requerem cuidados especiais  de saúde oral?
Os aparelhos fixos promovem a retenção de placa bacteriana durante o tratamento. Por este motivo, os dentes deverão ser escovados depois de todas as refeições.

9. O que acontece senão usar os aparelhos de contenção como deveria?
Os aparelhos de contenção mantêm os dentes na sua nova posição, correcta e ideal, até que o osso e a gengiva se adaptem às mudanças do tratamento. Se não usar os aparelhos, os dentes podem começar a adoptar, novamente, uma posição incorreta.